Se você abrir um vídeo na internet, com discursos de grandes milionários ou pessoas bem sucedidas no mercado, eles vão dizer que devem uma parcela de suas fortunas aos investimentos que fizeram.
Sabe que isso faz sentido? As pessoas utilizam seus ativos, ou seja, seu dinheiro “parado”, para investimentos. A grande vantagem é que esses ativos, sendo incorporados a alguma maneira de investimentos, podem ser multiplicados e assim aumentar o patrimônio de quem investe.
Uma boa oportunidade para você que busca investir, mas não está com dinheiro suficiente para isso, pode ser o empréstimo consignado. Seja para sair de uma crise ou para investir, esse crédito pode servir para as duas coisas.
A maior parte da população que está apta a essa linha de crédito, como aposentados, pensionistas, funcionários públicos e parte dos funcionários do setor privado, usa esse crédito para resolver problemas pontuais. No entanto, esse cenário vem mudando.
Pois, o empréstimo pode ser solicitado para buscar crescimento.
Em qual momento vale a pena investir um dinheiro de empréstimo consignado?
Tudo depende. Quando o custo do empréstimo é menor ou quando o retorno sobre o investimento é maior que as taxas de juros do consignado, vale a pena. Ou seja, vai depender, se naquele momento do investimento, o seu ativo seja realmente valorizado.
A fim de chegar nesse cálculo, é sempre necessário observar o custo Efetivo Total das transações e não apenas o valor da taxa de juros. O custo real total do empréstimo inclui tudo que for desembolsado para você adquirir o consignado.
Sejam as taxas administrativas, impostos e as despesas operacionais, que ocasionalmente tem.
Olhando para o outro ângulo, quando for utilizar o valor para investir, é importante simular a rentabilidade do investimento. Neste caso, observar os custos primeiro e logo depois o percentual de compensação pelo valor investido.
Um objetivo claro para usar o dinheiro do empréstimo consignado também ajuda a definir o que comparar:
Para que você consiga comparar é importante observar alguns fatores a serem comparados, como:
- Os juros e os custos totais da transação;
- Considerações de pagamento e calcular as garantias;
- Retorno sobre investimento.
Assim como o empréstimo é considerado uma dívida a longo prazo, o investimento também pode levar um bom tempo para virar um retorno. Geralmente, vale a pena.
Mas muitas vezes o dinheiro de um empréstimo consignado pode ser investido para outros fins, como viagens, lazer e outras experiências.
Isso também é considerado um investimento, mesmo que não traga dinheiro em troca, mas ainda é considerado relevante. É um retorno intangível, mas se você vai investir seu dinheiro de alguma forma, precisa vê-lo como um bom investimento.
Por exemplo, comprar uma viagem, em dinheiro, com um empréstimo consignado. Os consumidores podem economizar dinheiro e evitar empréstimos com juros altos ou cartões de crédito para ter ainda mais “retorno”.
Poupar é também uma forma de criar valor e de investir o dinheiro adquirido.
Desta forma, isso vale tanto para investimentos com rendimento, como ações na bolsa de valores, compra de imóveis para aluguel, quanto para investimentos que reduzem despesas ou agregam valor à sua vida financeira.
Quais investimentos mais populares e viáveis?
Antes de mais nada, é importante que você saiba que o investimento, vai variar da fase que você está vivendo naquele momento. Além do momento, se está disponível para correr algum “risco” e também qual o seu perfil. O planejamento financeiro é a base para isso.
Alguns investimentos, não paga o juros do crédito consignado. Para cobrir o CET é necessário que a taxa de juros mensal esteja acima de 2 ou 3% mensalmente.
Mas alguns investimentos não pagam juros no crédito consignado. E o investimento mais cauteloso não vale a pena.
No entanto, os investidores podem ficar sem renda após o período de aplicação. Afinal, a maioria dos empréstimos é tributado no momento do resgate.
Caso o cliente esteja investindo em algo fixo, que não esteja diretamente atrelado à SELIC ou taxas comuns, o empréstimo pode não ser lucrativo, a ser usado como investimento.
Veja alguns investimentos mais comuns e que geralmente são utilizados:
Compra de imóveis
Adquirir imóveis pode ser um bom investimento. Usualmente em tempos de crise, o preço é reduzido. E qualquer pessoa com dinheiro para comprar agora pode ter uma renda alta quando o período de crise passar.
Pode ser utilizado também para deixar de pagar o aluguel, mensalmente e ter um segundo imóvel como investimento.
Acúmulo de bens
Assim como comprar uma casa, o dinheiro do empréstimo consignado pode ser usado para comprar outros itens.
Adquirir um carro, comprar equipamentos e outros utensílios. Em geral, dependendo do valor do ativo, ele pode ser financiado por meio de linhas especiais de crédito. Outra opção é parcelar o valor desta compra, utilizando o cartão de crédito.
Investir nos estudos
Por exemplo, investir em estudos é um ótimo caminho para quem busca promoções no trabalho.
Isso pode incluir cursos de idiomas, graduação ou pós. Planejar se o investimento é aqui ou no exterior também é importante, inclusive, se será destinado a filhos ou netos.
Abrir um negócio
Assalariados também podem escolher seu próprio negócio como fonte de renda alternativa. Outros motivos podem incluir administrar uma empresa familiar ou gerar uma nova maneira de garantir o pão de cada dia.
Aposentados do INSS também podem escolher uma nova profissão.
Nesse caso, usar um empréstimo consignado é uma ótima ideia.
Viajar
Viajar ainda é um investimento. É um ótimo investimento, por sinal! Conhecer idiomas, culturas e novos cenários pode ser muito enriquecedor para você e sua família.
Usar o empréstimo consignado para investimentos é uma boa oportunidade!
Você agora já sabe as inúmeras possibilidades que possui, a partir de um crédito consignado. Com o dinheiro em mãos, você tem a possibilidade de investir em algum ativo.
Se o seu salário não está dando o suficiente para que você consiga adquirir o que precisa, preencha o formulário para garantir o seu crédito consignado ainda hoje!