You are currently viewing Negativado consegue fazer o empréstimo consignado

Negativado consegue fazer o empréstimo consignado

Atualmente, viver imerso em dívidas e sem saber como pagar as contas no início do mês vem sendo, infelizmente, algo muito comum na vida dos brasileiros, que se deparam com um acúmulo de contas e um beco sem saída do que pode ser feito.

Os preços em alta, tudo absurdamente fora do alcance da maior parte das pessoas, além da necessidade extrema de consumo atual, não podemos dizer que é culpa dos brasileiros não conseguirem ter as contas em dia e tudo pago mensalmente.

Diante desse cenário, o mercado financeiro foi atrás de soluções que pudessem trazer uma nova realidade para os cidadãos, e é nessa assertiva que surge o empréstimo consignado. Muito conhecido e cada vez mais popular, vem sendo a luz no fim do túnel para muitos.

Todavia, ainda há muitas dúvidas sobre como ele funciona, para quem se aplica e principalmente, se pessoas que já possuem o nome negativo ou comprometido em créditos anteriores conseguem estar aderindo e usufruindo desse benefício maravilhoso.

Por isso, nosso intuito é mostrar para vocês o que é esse tão falado empréstimo consignado e como os negativados se encaixam nesse tipo de crédito, para que você entenda todas as possibilidades relacionadas a ele e saiba como usar.

Afinal, o que é o empréstimo consignado?

Muitos já ouviram falar, muitos buscam saber sobre, mas ainda existem muitas dúvidas para saber o que de fato ele é. 

O empréstimo consignado é uma das modalidades do mercado financeiro de crédito em que é liberado um determinado valor acordado entre as partes negociantes de uma só vez, e o pagamento é realizado através de várias parcelas via débito automático.

Significa que, ao procurar o banco ou instituição financeira aprovada, e manifestar o interesse no empréstimo consignado, serão analisadas as possibilidades para você e permitir com que em pouco tempo, receba o valor referente ao empréstimo contratado.

É uma modalidade muito segura, já que o pagamento acontece a partir do desconto automático no salário ou benefício do contratante, reduzindo os riscos de inadimplência e assim, possibilitando uma baixa taxa de juros e excelente se comparada a outros tipos.

Quem pode aderir ao empréstimo consignado?

Outra dúvida muito comum é quem pode aderir ao empréstimo consignado, afinal, é normal ouvir sobre ele a partir de determinados grupos, como os aposentados. Todavia, não são apenas eles que se beneficiam dessa modalidade de crédito.

Além dos aposentados, os pensionistas, servidores públicos, empregados do ramo privado e até os militares podem aderir ao empréstimo consignado e ter acesso aos seus benefícios.

Regulamentado por lei, o empréstimo consignado pode comprometer até 35% da renda do contratante, sendo 30% para o empréstimo consignado em si e 5% para o cartão de crédito, caso opte por esse acréscimo.

Isso significa que as parcelas a serem descontadas diretamente do salário ou benefício do contratante não podem comprometer mais que 35% da sua renda mensal, de forma a não atrapalhar sua subsistência e proporcionar ainda mais dificuldades. 

Essa definição e valor máximo a ser descontado é o que chamamos de margem consignável, capaz de definir se ainda há alguma disponibilidade ou não para contratação de um novo empréstimo, e o que pode ser feito em cada caso.

Margem consignável e o empréstimo consignado

Para entender melhor como funciona a margem consignável no empréstimo consignado, basta pensar que precisa haver um limite para que a instituição financeira possa comprometer a sua renda, sem prejudicar seu salário ou benefício em um todo.

Se pudesse ser feito qualquer desconto, em qualquer valor, o contratante sairia mais endividado do que quando contratou o empréstimo, ficando sempre na dependência financeira e sem saber o que fazer.

Por isso, a lei regulamentou essa margem para que sejam limitados os descontos para pagamento das parcelas e evite com que o consumidor contrate além do que já é pré-estabelecido e se veja refém de um superendividamento.

Caso seja ultrapassado esse limite, entramos no que chamamos de margem negativa, motivo pelo qual muitas pessoas acabam ficando “negativadas”. Mas o que seria exatamente esse conceito e quais as possibilidades nesse caso?

Margem negativa consignável

Quando o limite definido por lei para comprometimento da margem consignável é comprometido, entramos no conceito de margem negativa, interferindo nas liberdades que antes havia para aquele determinado contratante.

Essa margem negativa pode ser causada e influenciada por muitos fatores, como descontos de pensão alimentícia, problemas no banco e outras questões que ocasionam a negativação.

Esse acontecimento impede que o contratante faça uma nova contratação de empréstimo consignado, já que é imprescindível que haja margem consignável disponível para a efetivação e regularidade do crédito a ser adquirido. 

Mas então, existe alguma possibilidade de contratação do empréstimo consignado para os negativados?

Empréstimo consignado para os negativados

Caso tenha pensado que os negativados não teriam chance alguma, estava muito enganado! O mercado financeiro de crédito via empréstimo consignado oferece chances e caminhos até mesmo para quem já está totalmente comprometido.

Com a margem negativa, ela precisa ser liberada e abrir uma nova margem para que haja a possibilidade de um novo empréstimo consignado. Isso se torna possível a partir da possibilidade de refinanciamento ou portabilidade de crédito dos contratos existentes.

O refinanciamento permite negociar o contrato de empréstimo na mesma instituição, reduzindo a taxa de juros. Isso funciona a partir das parcelas que já foram pagas, então, quanto mais parcelas pagas, maior o valor a ser liberado e novas chances.

Já a portabilidade é retirado o contrato de empréstimo de uma instituição e passado para outra que oferece mais vantagens, podendo haver liberação e uma negociação mais favorável ao contratante. 

Seja qual for, ambas têm o mesmo intuito: permitir com que os negativados também consigam uma nova possibilidade e saiam de uma vez por todas do acúmulo de dívidas e das preocupações com o setor financeiro.

Saiba as possibilidades para você!

Agora que você já sabe as maravilhas e a praticidade que o empréstimo consignado tem a oferecer, além das possibilidades oferecidas em amplos sentidos, não deixe de correr atrás e faça agora mesmo a simulação de empréstimo para você.
Sua vida financeira e seu futuro só dependem de você. Vamos!

Deixe um comentário