You are currently viewing NIS: o que é e como descobrir o Número de Inscrição Social?

NIS: o que é e como descobrir o Número de Inscrição Social?

Na medida em que as condições sociais no Brasil foram se ampliando, e em contrapartida começaram a ser criados uma série de benefícios e contribuições aos diversos grupos da população em geral, foi necessário identificar cada beneficiário.

Diretamente associado aos benefícios sociais oferecidos pelo Governo Federal e disponibilizado pela Caixa Econômica, o NIS é um número de 11 dígitos que permite identificar mais de uma garantia recebida ou de direito do beneficiário.

Além de ser uma identificação dos trabalhadores em relação aos seus direitos, o NIS não se atrela apenas a essa classe, sendo uma forma de identificação geral para quem tem ou já teve algum benefício social ofertado pelo governo.

Por exemplo, atualmente, com a chegada do Auxílio Brasil, benefício social federal criado para ajudar famílias brasileiras em tempos de pandemia e dificuldades financeiras, a forma de consulta é pelo NIS. 

Assim, considerando a sua importância e como é utilizado em diversos benefícios e condições disponibilizadas em todo território nacional, vamos entender melhor o que é de fato o NIS e como você pode verificar o seu número e os seus benefícios disponíveis.

O que é o NIS?

O Número de Inscrição Social, o NIS, é um número de registro dos cidadãos, sejam eles trabalhadores ou simples beneficiários, relacionado às garantias e benefícios a nível federal disponibilizados pelo governo.

O NIS atua como uma solução e uma praticidade na vida dos inúmeros alvos de benefícios, sejam os empregados em relação ao FGTS, seguro desemprego, INSS e outros; além dos não atrelados ao trabalho, como aqueles que solicitaram e receberam auxílios. 

Outro ponto é que o NIS e o PIS são a mesma coisa, sendo esse último identificado para os grupos de trabalhadores de carteira assinada, sendo inscrito na mesma na maior parte das vezes. Ainda, a geração desse número ocorre desde a primeira assinatura na carteira. 

Quais são os grupos que possuem o NIS?

Falamos de um modo geral que o NIS se associa a todos os beneficiários de serviços sociais oferecidos pelo governo ou que fazem parte dos próprios direitos trabalhistas. Todavia, quem faz parte desse grupo?

No caso dos empregados, o NIS gera um cadastro voltado para aqueles ligados a empresas privadas, além de vários proprietários de negócio, entre outros do ramo. Porém, os beneficiários do NIS podem ser detalhados em:

  • Trabalhadores;
  • Beneficiários de Programas Sociais, como o Auxílio Brasil;
  • Diretores desempregados mas optantes ao FGTS;
  • Beneficiários de Políticas Públicas aprovadas por Ministérios Federais ou órgãos semelhantes.

Sinteticamente, o NIS atua como uma identificação, um cadastro para que conste a individualização daquele beneficiário, capaz de permitir com que se identifique o que recebe ou o que receberá, a depender das condições inscritas para ele.

Afinal, na prática, para que serve o NIS?

A partir do conceito de NIS e sua aplicação geral, pode parecer que esse número serve apenas para uma identificação no sistema dos cadastrados, para um controle governamental. Porém, o beneficiário também tem acesso às informações.

Assim, o brasileiro consegue consultar o seu número de NIS e quais os benefícios em que está atrelado, para que veja a disponibilidade para saque ou movimentação. Verificando, é possível receber os pagamentos e ainda usar como chave de identificação pública.

Por outro lado, o NIS, apesar de não ser criado pelo cidadão beneficiário, cabe a ele o poder de realizar as manutenções e verificar constantemente o recebimento, a chegada de um novo benefício e manter sempre atualizada as suas informações. 

Nesse sentido, o NIS vai muito além de apenas uma identificação numérica referente a determinado beneficiário, mas é a chave de descoberta, monitoramento e flexibilidade de acesso dada ao cidadão para que ele esteja em dia com seus benefícios e recebimentos.

Como descobrir o seu NIS e começar o acompanhamento?

Por fim, muitas são as formas para consultar o NIS e fazer o acompanhamento, principalmente aproveitando as diversas fontes digitais que permitem um monitoramento em tempo real, de qualquer lugar e quando o beneficiário quiser!

Então, para mostrar cada uma das possibilidades, vamos mostrar separadamente como pode ser feita a consulta, a fim de que você escolha o que melhor se identificar ou já tem costume de acesso.

Aplicativo ou site MEU INSS

O MEU INSS é um site, disponível também em aplicativo, criado pelo governo federal para que seja acompanhado pelo beneficiário da previdência social os seus recebimentos, seja aposentadoria, auxílio doença, além de observar futuros lançamentos, extratos, e etc.

Contudo, essa não é sua única função, pois permite com que outras informações sejam consultadas, como o NIS. Assim:

  • Baixe o app MEU INSS ou acesse o site;
  • Faça login (acesso) com CPF e senha através do portal do gov.br;
  • Ao entrar, na página inicial, vá em Menu, nos três riscos no lado esquerdo superior e clique em NIT, correspondente ao NIS, para que consulte o número. 

Extrato do FGTS

Para os trabalhadores de carteira assinada ou outros grupos que possuem FGTS, pode consultar o NIS pelo próprio aplicativo, seguindo as instruções:

  • Ao baixar o aplicativo FGTS, clique em entrar;
  • Informe seu CPF, selecione que não é um robô e vá para o próximo;
  • Informe sua senha. Caso não lembre, clique em “Esqueci a senha” e siga as indicações;
  • Continue o acesso clicando em “Mais” e posteriormente em “Endereços e dados pessoais”, e verifique o NIS que aparece como PIS, logo abaixo do seu nome.

Finalmente, você pode consultar também através da Carteira de Trabalho Digital, além dos meios físicos como através da Caixa, do Cartão Bolsa Família e do Cartão Cidadão. O importante é acompanhar de pertinho o seu NIS e seus benefícios.

Saiba mais sobre os benefícios que envolvem você!

Agora que você já sabe tudo sobre o NIS e como monitorar de pertinho as suas vantagens, não deixe de acompanhar todos os seus direitos e benefícios do qual faz parte, para que saiba qual passo deve tomar e como agir diante as possibilidades e momentos vividos.
Acompanhe as novidades e esteja em dia com os diversos assuntos do mundo dos benefícios, empréstimos e das notícias que podem mudar de vez a sua forma de conduzir suas próprias garantias.

Deixe um comentário