Quase ninguém escapa da necessidade financeira ou de imprevistos ou até mesmo das dívidas. Mas saber que além de renegociar suas dívidas, há também a possibilidade de trocá-las por dívidas mais baratas, com empréstimos consignados.
Muitos especialistas recomendam o empréstimo consignado por conta das menores taxas de juros do mercado. Essa diferença pode chegar a mais de 100% ao ano. Incrível né? Isso em relação à taxa de juros.
Portanto, é altamente recomendável, caso você tenha dívidas ou atrasos acumulados de pagamento. Caso possua outras modalidades de crédito que sejam mais caras, substituí-las pelo empréstimo consignado pode ser uma boa, pois terá juros mais baixos.
Isso acontece porque o banco tem uma garantia maior de que receberá o pagamento já que o empréstimo pessoal têm as parcelas da dívida descontadas automaticamente na folha de pagamento ou benefício do INSS.
A única ressalva a esse tipo de empréstimo é que ele não está disponível para todas as partes interessadas.
O crédito consignado pode ser solicitado por servidores públicos, particulares ou militares das Forças Armadas e os beneficiários do INSS, como aposentados e pensionistas.
Nesse caso, as empresas ou instituições que são as fontes de pagamento devem ter um acordo com os bancos.
Como se livrar das dívidas?
Diferente do que muitos pensam, a dívida mais cara não é a dívida de maior valor. A dívida mais cara é aquela com a maior taxa de juros, pois fica mais tempo alinhada com a renda.
Entenda algumas das mais conhecidas pela população:
Cartão de crédito
Uma das opções de crédito mais populares atualmente, o cartão de crédito, quando usado corretamente, pode ajudar quem precisa comprar um bem ou contratar um serviço e não tem todo o dinheiro na hora.
As parcelas facilitadas permitem que você use um limite de crédito mais alto com base na sua renda disponível.
No entanto, quando a dívida é incluída em um empréstimo rotativo, existe o risco de estar em dívida também. Só neste ano o índice da taxa de rotativo atingiu 241% ao ano, sendo considerada altíssima por especialistas.
Como neste caso, a dívida restante é cumulativa, seu total está aumentando e isso afeta diretamente o orçamento pessoal e da sua família.
Cheque especial
Considerado um dos maiores vilões da dívida e da inadimplência, o cheque especial deve ser usado com muito cuidado. Muitos especialistas até dizem que deve ser usado apenas como último recurso.
Isso se deve ao fato de que mesmo que o cheque especial seja pré-aprovado é retirado automaticamente da conta bancária várias vezes. Depois de usar o saldo atual, esta oportunidade pode sair bem cara.
A taxa de juros dessa modalidade continua em alta e atingiu 324,7 % ao ano em janeiro deste ano, segundo dados divulgados recentemente pelo Banco Central.
Financiamentos
O financiamento geralmente é utilizado para a aquisição de bens ou serviços de maior valor, como automóveis, compra de casa ou viagens em família.
Como esses débitos também são parcelados, deve ser observado para que as parcelas mensais não sejam pagas não apenas pelos juros operacionais e moratórios, mas também pela garantia do próprio bem.
Para que a dívida não se torne uma dor de cabeça permanente, faz mais sentido buscar alternativas de crédito mais baratas.
Quais cuidados para evitar essas dívidas?
Não gaste mais do que ganha! Consequentemente, se as despesas forem maiores que a renda pessoal ou familiar, é possível que você entre em endividamento rápido, esse é o primeiro ponto.
O segundo ponto é procurar o crédito mais barato. Em caso de necessidade, se as contas estiverem apertadas ou possuir uma emergência, compare as linhas de crédito disponíveis e escolha sempre a que cabe no seu bolso.
Outro aspecto é a educação financeira. É importante lembrar que o empréstimo consignado ou qualquer outra alternativa utilizada para quitar dívidas geralmente mais caras também é uma dívida de longo prazo, por isso deve ser usada com consciência.
Um dos pontos mais importantes a se observar é economizar para criar disciplina, comece pequeno, afinal, você nunca sabe quando vai precisar de mais dinheiro. É bom estar preparado financeiramente para não ter pavor de emergências e imprevistos.
Invista! Isso pode te levar a ter dinheiro extra suficiente e ter retornos no futuro.
Como quitar todas as dívidas com uma só?
O grande segredo aqui, está em substituir as suas dívidas convencionais, pelo empréstimo consignado.
Juros mais baixos
Com as taxas de juros mais baratas do mercado, o empréstimo consignado pode ser uma alternativa para se livrar de dívidas mais caras.
Desconto automático e parcelas fixas
Na folha de pagamento as contribuições são fixas e os juros são pré-determinados. Além disso, devido ao desconto da mensalidade, aposentadoria ou pensão, os solicitantes do empréstimo não precisam se preocupar em pagar carnês ou boletos.
Possibilidade de refinanciamento
Mesmo com uma das taxas mais baratas entre as modalidades de empréstimo, é possível conseguir crédito consignado ainda mais barato através de uma portabilidade de crédito. É possível fazer o refinanciamento e ainda receber um “troco”.
Faça já o seu empréstimo consignado!
Quer sair das dívidas, fazer uma viagem ou comprar algo, mas precisa de um dinheiro a mais? Com as melhores taxas de juros, o crédito consignado é disparado, uma das melhores linhas de crédito para você.
O empréstimo consignado é um dos mais cobiçados pela população pela sua facilidade, rapidez e vantagens que são apresentadas.
Gostou da ideia? Preencha o formulário e garanta seu crédito consignado ainda hoje!