Toda vez que alguém liga a televisão, ou então faz contato com instituições financeiras e correspondentes bancários, é comum ouvir falar alguma coisa sobre empréstimo consignado.
Pauta recorrente no dia a dia dos aposentados, pensionistas ou funcionários públicos, o empréstimo consignado é uma modalidade que traz uma série de soluções na vida de quem opta pelo seu uso, já que libera um ótimo valor de uma só vez.
Devido a alta de dificuldades encontradas no dia a dia dos brasileiros, com os preços lá em cima e tudo se mostrando um eterno e pesado gasto, ter a possibilidade de aderir a um empréstimo que seja favorável e auxilia em momentos de aperto é uma ótima estratégia.
Dentre as variadas opções fornecidas pelo mercado de crédito, o empréstimo consignado é um dos que mais apresenta vantagens, além de já passar segurança por ser uma modalidade muito conhecida e proporcionada por instituições verificadas e de qualidade.
Por isso, hoje vamos mostrar um pouco mais sobre o empréstimo consignado, explicando para você, caro leitor, em que consiste essa ferramenta e como a sua associação ao INSS é a chave perfeita para auxiliar os aposentados que buscam solução financeira.
O que é empréstimo consignado?
Quando falamos em empréstimo consignado, estamos nos referindo ao crédito consignado, uma das mais baratas e procuradas em todo mercado financeiro, sendo referência no dia a dia dos brasileiros, principalmente os aposentados.
Isso porque essa linha de crédito permite com que os descontos sejam feitos diretamente na aposentadoria ou no salário, no caso de funcionários públicos e outros. Assim, antes mesmo de cair na conta o valor, já é debitado a parcela referente ao pagamento acordado.
Justamente por isso que as taxas são as menores do mercado de crédito e o empréstimo consignado se torna tão vantajoso, já que além de funcionar via débito automático que será programado pela instituição contratada, não prejudica o contratante dos seus benefícios.
Assim, o aposentado, pensionista ou funcionário público, quando manifesta interesse em obter um crédito consignado, receberá o valor acordado e o pagamento acontecerá via descontos diretos de sua folha de pagamento, sem se preocupar com burocracias.
Quais as vantagens do empréstimo consignado?
Só pela explicação do seu conceito, fica muito claro entender que o empréstimo consignado é muito vantajoso, devido a simplicidade e direcionamento de uso, capaz de suprir inúmeras necessidades de quem recorre a ele, além de fazer tudo sem complicações.
Das vantagens encontradas nesse sistema, podemos destacar:
Taxas com juros menores
Com as menores taxas do mercado, são úteis principalmente em situações emergenciais.
Facilidade de contratação
Sem burocracias exageradas ou muita demora para aprovação, estando tudo certo, o empréstimo consignado libera o valor rapidamente, e os descontos ocorrem de acordo com as condições estabelecidas, observadas as limitações de cada operação contratada.
Prazos duradouros
Para não sufocar ou atrapalhar o contratante, os prazos para pagamento do empréstimo solicitado são mais longos, ultrapassando 80 parcelas a exemplo do INSS.
Formas de aderir ao empréstimo consignado
Como mencionado, o empréstimo consignado atua para aposentados, pensionistas ou funcionários públicos. O que difere entre eles, é de onde será descontado o valor, podendo ser da folha de salário ou então do INSS.
A depender de qual o contratante, o que muda será apenas a fonte de desconto, de onde será feito o débito automático de pagamento do empréstimo consignado. Todavia, seja aposentado ou funcionário, as condições de liberação são basicamente as mesmas.
Resumindo, o empréstimo consignado pode ser por duas vias:
- Aposentados e pensionistas- pelo INSS;
- Funcionários públicos – folha de pagamento.
Assim, fica muito mais fácil fazer a contratação e aderir de uma vez por todas ao empréstimo consignado.
Empréstimo Consignado ao INSS
Por fim, cabe destacar o empréstimo consignado quando ocorre via INSS, por ser um dos meios mais recorridos e procurados pelos aposentados que desejam um auxílio.
Servidores públicos aposentados ou então do setor privado, assim como os pensionistas podem comprometer até 35% de sua renda para a contratação do empréstimo consignado, sendo 30% de renda direcionada e 5% o limite para o cartão de crédito consignado.
Validado pela Instrução Normativa nº 28 de 19 de maio de 2008, desde que realizado juntamente a alguma instituição financeira validada e conveniada ao INSS, mediante contrato e autorização além de forma expressa e irrevogável, poderá ser realizado.
Atuando de acordo com a margem consignável, que é o máximo da renda que tem disponível para ser comprometida, observando os 35%, caso esteja disponível, é possível efetivar a contratação.
Finalmente, para ser contratado o empréstimo consignado ao INSS, devem ser observados alguns critérios importantes e fundamentais para a correta e clara contratação, informando ao aposentado ou pensionista todas as informações necessárias à operação.
Podemos citar alguns pontos a serem observados, como:
- Máximo de 9 contratos ativos;
- Não pode ultrapassar 84 parcelas mensais e sucessivas;
- Proibida a cobrança de Taxa de Abertura de Crédito (TAC);
- Proibido o tempo de carência para início dos pagamentos.
Observados esses requisitos e tudo estando certo, chegou o momento tão esperado que vai mudar de vez a vida do beneficiário do INSS, trazendo solução financeira rápida e precisa.
Simule agora mesmo a melhor oportunidade para você!
Agora que você já conhece as maravilhas e a possibilidade avançada do empréstimo consignado, não fique de fora e simule já as condições para você!
Já é beneficiário do INSS e precisa de uma graninha extra, sem se preocupar com juros exacerbados e sem grandes burocracias, aproveite as oportunidades do mercado e mude de uma vez por todas a sua realidade financeira.