Não é de hoje que o INSS proporciona uma série de benefícios e vantagens aos grupos que compõem o órgão, possibilitando a aderência de fatores como o empréstimo consignado, e os benefícios em si, como aposentadoria, pensão e outras colocações internas.
A previdência social foi institucionalizada pelo governo federal como forma de auxiliar diversos grupos em variadas situações, desde quando o tempo de serviço se completa e chega o momento de descanso, até a precisão em garantir direitos em certos momentos.
Dentre as opções reguladas por lei, além de serem devidamente efetivadas pelo órgão e com a ajuda de instituições financeiras, os benefícios INSS surgem como uma oportunidade de garantir segurança, conforto e direitos aos trabalhadores e grupos-alvo da modalidade.
Contudo, muitos ainda confundem qual o momento ideal de se aderir a um benefício INSS, se enquadra naquela situação ou está de acordo com as regras, se possui disponibilidade e margem disponível, comprovação necessária e possibilidade de recebimento.
Por isso, hoje vamos te mostrar um pouco mais sobre o que são os benefícios INSS, te contando mais sobre os benefícios consignáveis, como identificá-los, como saber quais não são e as modalidades disponíveis para quem não pode recorrer a um. Vamos lá!
O que são benefícios consignáveis do INSS?
Para entender como funcionam os benefícios INSS, entendendo se são consignáveis ou não, além da possibilidade de aderência, é importante saber o que são os benefícios consignáveis em si.
Benefícios consignáveis ou benefícios INSS são aqueles habilitados para a contratação de um empréstimo consignado, podendo ser vitalícios ou definitivos, a depender da modalidade.
Isso faz com que apenas benefícios INSS que possuem duração longa e que excedam o contrato de empréstimo a ser realizado, possam ser aprovados pelos bancos e instituições financeiras. Afinal, é a constância de pagamento que permitirá a aderência ao empréstimo.
Por serem descontados diretamente na folha de pagamento do benefício INSS, o empréstimo consignado pede com que haja uma margem disponível para comprometimento, sendo uma das principais características do benefício consignável.
Outro ponto é que os benefícios INSS são realizados e aprovados após uma análise séria e prevista, de forma que a averbação do contrato seja justa, consciente e segura, tanto para o contratante, como para o banco liberador.
Como identificar um benefício consignável do INSS?
Outra questão é que para identificar os benefícios INSS, existem uma série de códigos e espécies, que permitem com que o beneficiário saiba qual a modalidade se encaixa melhor com a sua situação, e assim, solicite de forma correta o seu benefício consignável.
Cada tipo de benefício INSS faz parte de um grupo. Dentre os códigos mais buscados e conhecidos, podemos destacar alguns, por serem aqueles em que as pessoas mais recorrem e ouvimos falar no dia a dia. Entre eles, temos:
Aposentadoria
- Por idade – 41;
- Por idade do trabalhador rural – 07;
- Por idade compulsória – 81;
- Por invalidez previdenciária (LOPS) – 32;
- Por tempo de contribuição previdenciária – 42;
- Por tempo de contribuição especial – 46;
- Entre outros.
Pensão
- Pensão por morte previdenciária – 21;
- Por morte, do Regime Geral – 28;
- Por morte do trabalhador rural – 01;
- Entre outros.
Além desses, existem outros enquadrados como benefícios acidentários, em que alguns exemplos são:
- Aposentadoria por invalidez por acidente do trabalho – 92;
- Pensão por morte por acidente do trabalho – 93;
- Entre outros.
Tudo isso pode ser diretamente verificado nos portais do INSS, sendo muito úteis tanto para conhecimento do benefício, como da sua solicitação e efetivação do recebimento.
E quais as espécies de benefícios INSS não consignáveis?
Por outro lado, existem benefícios INSS que não são consignáveis, de modo que sua solicitação e vínculo não estão correlacionados ao empréstimo consignado, justamente por serem modalidades temporárias ou até mesmo, excepcionais.
Resumidamente, podemos dizer que aposentados e pensionistas que possuem benefícios INSS não consignáveis, não estão aptos a solicitar o empréstimo consignado. E nessa lista, podemos dar como exemplo:
- Auxílio doença previdenciário (LOPS) – 31;
- Auxílio acidente – 36;
- Renda mensal vitalícia por idade – 40;
- Salário maternidade – 80;
- Entre outros.
Esses exemplos mostram que pela própria natureza do benefício, não é possível solicitar um empréstimo consignado, já que tem caráter temporário e o seu objetivo, além da necessidade, são diferentes.
Alternativas de contratação para quem não pode contratar empréstimo consignado
Por fim, sabendo que há pessoas que não podem contratar o empréstimo consignado devido a natureza do seu benefício INSS, vale dar algumas dicas para que não saiam no prejuízo e possam ter uma renda extra garantida, sem ficarem de fora.
Dentre as modalidades, podemos citar:
- Cheque especial;
- Empréstimo com garantia;
- Financiamentos;
- Antecipação do 13º salário ou a Antecipação FGTS.
Cada modalidade dessa pode atender a uma determinada necessidade, sendo muito importante pesquisar a que mais se encaixa na sua situação.
O que importa é se sair bem na sua escolha, atendendo aos seus objetivos e ainda, permitindo alcançar seus sonhos, seja eles quais forem!
Contrate já o seu empréstimo consignado e mude a sua história!
Agora que você já conhece quais são os benefícios do INSS, como encontrá-los e opções de contratação para você, não fique de fora e aprenda mais sobre o empréstimo consignado, aderindo na prática o seu uso e se permitindo viver uma nova experiência financeira.
Assim, conheça qual o melhor empréstimo consignado INSS do Brasil e adquira agora mesmo a sua contratação, entendendo um pouco mais desse mercado e trazendo mudanças positivas no seu cenário econômico. Aproveite!