You are currently viewing Quantos empréstimos consignados o aposentado INSS pode ter?

Quantos empréstimos consignados o aposentado INSS pode ter?

De todos os benefícios e modalidades de solicitação financeiras conhecidas, o empréstimo consignado tem bastante destaque, devido a sua forma de funcionamento, facilidade de aderência, menor taxa de juros e amplitude de vantagens e negociação.

Tanto é verdade, que a maior parte dos aposentados buscam aderir a essa forma de empréstimo, já que por terem o benefício vinculado ao INSS e por ser um benefício consignável, conseguem solicitar e obter rapidamente o empréstimo consignado.

Por ser uma modalidade extremamente vantajosa, e permitir com que os aposentados coloquem suas contas em dia, façam a viagem dos sonhos e ainda conquistem seus objetivos, muitas vezes é buscado uma nova solicitação de empréstimo consignado.

Isso porque, conforme o empréstimo consignado solicitado vai se acabando, por terem percebido que proporcionaram muitos benefícios, os aposentados buscam investir em uma nova contratação e retirada, buscando as instituições financeiras para tais feitos. 

Todavia, nesse momento surgem muitas dúvidas acerca da possibilidade de uma nova contratação, em que é cada vez mais necessário os aposentados conhecerem as suas possibilidades, limite de margem disponível e chances de uma nova efetivação.

Assim, hoje vamos justamente sanar todas essas dúvidas, te mostrando por quantas vezes pode ser solicitado o empréstimo consignado pelos aposentados do INSS, explicando ainda se essa nova aderência valerá a pena e o que é necessário para fazê-la. 

Afinal, o que é o empréstimo consignado para o aposentado INSS?

Antes de saber quantos empréstimos consignados podem ser feitos pelos aposentados do INSS, é muito importante entender como de fato funciona essa modalidade, além das possibilidades que sua contratação proporciona ao longo da vigência contratual.

O empréstimo consignado é uma forma de liberação de dinheiro por parte de um banco ou instituição financeira através da contratação pelo solicitante, em que a forma de pagamento se dá por meio de descontos mensais automáticos direto no benefício recebido.

Assim, vários grupos que vão desde os trabalhadores de CLT, até os aposentados e pensionistas do INSS, podem solicitar o empréstimo consignado, já que por possuírem uma renda fixa mensal e contínua, facilitam o processo e se enquadram nas regras de contratação.

Outro ponto é que o empréstimo consignado é feito a partir de várias parcelas, sendo que o valor descontado não pode exceder o limite máximo da margem consignável, que quando totalmente livre, é de até 45% do salário recebido, conforme novas regras e atualizações.

Após o sancionamento da Lei 14.431/2022, os beneficiários do INSS podem contratar quantos empréstimos consignados puderem, respeitando sempre a margem consignável. A própria lei traz que não podem sofrer limitações de uso pelo número de contratos já feitos.

Assim, considerando a margem consignável, lembrando que a mesma é composta pelo limite destinado ao empréstimo consignado e o limite destinado ao cartão de crédito consignado, seja livre para solicitar quantos empréstimos quiser!

Teto da margem consignável: quantos empréstimos podem ser realizados?

Conforme comentamos acima, o número de contratações de empréstimo consignado é vinculado ao limite de margem consignável, sendo que, se ainda tem limite, pode sim ser feita uma nova solicitação e aderência.

É necessário que as novas parcelas se encaixem dentro da margem consignável ainda disponível, visto que os descontos feitos diretamente em sua conta não podem exceder o que é estabelecido por lei, caso contrário trariam um efeito diverso do esperado.

Assim, será analisado pelo banco a quantidade de contratos ativos, os valores já descontados e as possibilidades presentes em cada caso, de forma que com margem livre, um novo empréstimo consignado se torna possível.

Por fim, para casos em que essa margem já foi excedida, podem ser solicitadas modalidades como refinanciamento ou portabilidade, dando uma nova chance ao aposentado que busca um novo contrato ativo de empréstimo consignado.

Mas e aí, vale a pena ter mais de um empréstimo consignado?

Para fechar, é muito importante ter definido que a maior vantagem em poder contratar mais de um empréstimo consignado ao mesmo tempo é poder garantir uma renda extra, um dinheiro necessário para os compromissos da rotina e/ou para realização de sonhos.

O afastamento das consultas no SPC/SERASA e nos demais órgãos de crédito, além de não haver toda uma análise burocrática como na aderência de financiamentos e outras modalidades, o empréstimo consignado é sem dúvidas a melhor opção para todos.

Ainda, devido a possuir uma das menores taxas de juros do mercado financeiro de crédito e por ser a partir de descontos automáticos, o empréstimo consignado é extremamente vantajoso. Contudo, não afasta a responsabilidade e cuidado em uma nova contratação.

Por isso, independente de quantos contratos já foram feitos ou pretendem ser, o contratante não pode abrir mão de ter consciência das suas possibilidades, seu orçamento mensal e a sua realidade financeira. Afinal, tudo precisa de uma boa estruturação prévia.

Saiba como contratar seu empréstimo consignado agora mesmo!

Agora que você já sabe que não há limites de contratação do empréstimo consignado quando se tem margem disponível, não perca tempo e aprenda mais sobre as regras atuais de contratação do empréstimo consignado ao INSS e adquira já o seu!
A nossa realidade financeira só depende do nosso investimento, sabedoria e entendimento de onde devemos buscar fonte de renda extra válida e sem burocracias. Por isso, aproveite as oportunidades do empréstimo consignado e conquiste seus sonhos agora mesmo!

Deixe um comentário