You are currently viewing Passo a passo para emitir a carteira do idoso pela internet

Passo a passo para emitir a carteira do idoso pela internet

Você já ouviu falar sobre Carteira do Idoso? Trata-se de uma das formas para comprovar a renda, criada pelo governo para acessar os direitos básicos do cidadão. 

Entre esses direitos, estará o acesso ao transporte interestadual gratuito, em alguns casos, o desconto de 50% do valor das passagens.

Portando a carteira do idoso, as pessoas com mais de 60 anos, terão alguns benefícios complementares, além do acesso a vários serviços, não só oferecidos pelo governo.

E o documento pode ser solicitado pela internet ou no Centro de Referência da Assistência Social (CRAS). todas as cidades possuem um serviço de assistência e você pode procurar o mais próximo da sua residência para poder solicitar a carteira do idoso.

Mas afinal, o que é Carteira do Idoso?

Este documento é capaz de comprovar a renda da pessoa, seja homem ou mulher, com mais de 60 anos, para ter acesso a diversos serviços oferecidos ou não pelo governo, inclusive, gratuidade no transporte entre o estado e outro que garante desconto na compra dessas passagens.

A Carteira do Idoso é um benefício social, que foi garantido pela Lei 10.741/03 e pode ter a validade de dois anos. É necessário que a sua renda seja comprovada, sendo esta igual ou inferior a dois salários mínimos para ter acesso a Carteira do Idoso.

A carteira é vinculada à Secretaria Nacional de Assistência Social. A mesma possui uma boa aceitação e é muito comum você ver os aposentados e pensionistas do INSS utilizando.

Quais são as informações que constam na Carteira do Idoso?

É bem parecida com a carteira de estudante. Na carteira do idoso possui informações relevantes sobre a identidade do indivíduo. 

Nome completo

Para que a carteira possua êxito em sua finalidade, é necessário ter, como em todos os documentos, a obrigatoriedade da presença do nome completo do idoso.

Caso o nome venha errado na sua carteira é necessário que você busque, através do órgão que ela foi solicitada, que ajuste os dados da carteira para não haver problemas futuros, na hora que for usar.

Data de nascimento do Idoso

É necessário também que possua data de nascimento completa do idoso para comprovação da sua idade. Sem esse dado, a carteira também se torna incompleta e o idoso pode ter problemas na hora de usar.

Número da identidade

Um dos mais importantes números é o da identidade. Geralmente, este é o primeiro documento, depois do CPF, que é retirado por todo mundo. Entre os dados da carteira, é necessário ter o número da carteira de identidade.

CPF do Idoso

Da mesma forma do RG, outro documento muito importante na vida de todos é o CPF. Ele também deve estar presente, entre os dados que constam na Carteira do Idoso.

NIS

O número de inscrição social, que é um cadastro oferecido pelo governo federal para identificar os cidadãos que recebem benefícios sociais, também deve estar constando na carteira.

Data de expedição e validade da carteira

Assim como a maioria dos documentos, deve ter mandato de expedição, ou seja, a data em que foi gerado aquele documento e também a sua validade final.

QR Code com código alfanumérico

Além das informações citadas acima, é necessário também ter um QR alfanumérico.

Quem pode solicitar a Carteira da Pessoa Idosa?

Se você completou 60 anos ou mais e não tem comprovação de renda ou recebe até dois salários mínimos, você é uma das pessoas que possui pré-requisitos para solicitar a carteira.

Caso você deseje fazer a solicitação é preciso que você tenha cadastro ativo no CadÚnico. Se não tiver esse cadastro, precisa entrar em contato com o CRAS perto da sua casa e fazer o procedimento.

É preciso que você primeiro tenha o cadastro lá para poder gerar o seu número NIS.

 Como emitir a minha Carteira do Idoso?

Agora que você sabe que é uma tremenda vantagem garantir a sua carteira, siga o passo-a-passo e faça o pedido dela.

É a primeira coisa entrar no site para iniciar o procedimento de tirar a sua carteira, através do portal Carteira do Idoso.

E depois, selecione a opção “Emitir Carteira”, para iniciar a solicitação.

Será necessário acessar a sua conta Gov.br para realizar a sua identificação com segurança. Caso você ainda não tenha, terá que criar o seu login senha antes.

Agora, chegou o momento de você fazer o pedido da sua Carteira do Idoso. Vai aparecer uma tela pedindo autorização para usar o seus dados, fique tranquilo, é tudo feito de forma segura e você não terá dados roubados. 

Na próxima tela vão aparecer algumas opções e você vai clicar em “emitir Carteira da Pessoa Idosa”.

Emitir Carteira do Idoso presencialmente

Será necessário você ir até o CRAS, perto da sua casa. Caso você deseje fazer esse procedimento presencialmente, será necessário levar alguns documentos que comprovem a sua identidade. Sendo estes:

  • Documento de identidade com foto;
  • CPF;
  • Número do NIS.

Caso você ainda não tenha o CadÚnico, faça no mesmo momento o cadastro lá para emitir a sua carteira.

Vale ressaltar que a carteira feita presencial pode demorar até 45 dias para ficar pronta. Se você precisar com urgência, o próprio órgão pode emitir uma declaração provisória para você.

A Carteira terá validade?

Sim, sua carteirinha terá validade de dois anos. Os dados que estão embutidos na própria carteira têm prazo de validade. 

Sempre que ela estiver próxima de vencer, você terá que solicitar uma nova para não ficar sem os benefícios que ela oferece.

Gostou do conteúdo?

Você pode saber muito mais os seus benefícios, dicas e linhas de crédito que podem ser adquiridos facilmente através dos nossos conteúdos do blog. Entre no nosso blog e fique por dentro de todas as novidades em prol da pessoa idosa!

Deixe um comentário