Contratar um empréstimo consignado vinculado ao INSS é cada vez mais comum na vida dos brasileiros inscritos no benefício social. Assunto recorrente, principalmente para os aposentados, atua como uma solução para problemas financeiros iminentes.
A rotina diária em conjunto com as dificuldades econômicas sofridas pelo país, em que tudo está cada vez mais caro e menos em conta para o bolso do brasileiro, encontrar uma solução financeira rápida, prática e acessível é uma luz no fim do túnel.
Sabendo disso, vemos cada vez mais a busca pelo empréstimo consignado, em que a liberação do valor integral de uma só vez, associado com o pagamento via parcelas, facilita muito a contratação e confiança do beneficiário na prestação do serviço.
Justamente pelas vantagens encontradas, muitos contratantes, após um tempo de contrato, buscam novas oportunidades e fechar um novo negócio. Contudo, nessas horas surgem muitas dúvidas em relação ao momento e se há a chance de fazer novamente.
Por isso, hoje vamos falar sobre a contratação de um novo empréstimo consignado acoplado ao INSS, de forma que você saiba todos os requisitos e o momento que estará liberado para fazer uma nova contratação,
O que é e como funciona o INSS?
Antes de tudo, é importante entender o funcionamento do INSS, a fim de entender posteriormente como se encaixa o empréstimo consignado a sua existência e como é feita a contratação.
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) é o órgão federal responsável pelos benefícios sociais previdenciários, a exemplo da aposentadoria, seguro desemprego, auxílio doença e outros do tipo.
Seu funcionamento é a partir da contribuição mensal, gerida pela empresa em que o trabalhador atua e baseado no salário recebido, no qual será feito o repasse para o órgão para formar o benefício e a garantia de recebimento futuro.
Assim, o intuito do INSS é garantir todos os direitos dos trabalhadores vinculados à previdência social, capaz de permitir com que tenham recursos financeiros quando não se é mais possível manter uma renda a partir do trabalho contínuo e prolongado.
Empréstimo consignado: o que é e qual a ligação com o INSS?
Para entender mais do INSS e das possibilidades vinculadas a ele, é importante saber que o empréstimo consignado faz parte desse universo e garante uma linha de crédito barata e de referência para os brasileiros, atingindo os grupos beneficiários da previdência.
O empréstimo consignado é uma modalidade de crédito em que a partir da contratação, são feitos descontos diretamente na aposentadoria ou no salário, pensão do adquirente, a partir de um débito automático que acontece antes mesmo de cair o valor na conta.
Assim, a partir do pagamento feito ao contratante e da sua necessidade e possibilidade financeira, é acordado um empréstimo consignado que libera o valor, que será pago ao banco a partir de muitas parcelas, sem prejudicar a renda mensal recebida.
Com as menores taxas do mercado financeiro de crédito e a facilidade de contratação, o empréstimo consignado é vantajoso também pela via de mão dupla, pois além de não prejudicar o contratante, permite mais segurança para a instituição fornecedora.
Isso porque com o débito automático e a garantia oferecida pelo INSS, a possibilidade de inadimplência diminui e a permanência do empréstimo, assim como sua eficácia, são mais certeiros e permitem assim uma excelente contratação entre as partes interessadas.
Assim, ao contratar um empréstimo consignado do INSS, o aposentado, pensionista ou funcionário público, além de outros grupos, receberam o valor acordado e pagarão com tranquilidade as parcelas, sem se preocupar com burocracias extremas.
O que seria renovar o empréstimo consignado?
Agora, após a contratação do primeiro empréstimo consignado, há o interesse em realizar um novo e buscar uma nova oportunidade financeira através da sua renovação.
Isso acontece quando um contrato ativo e que já foi pago em boa parte passa por um refinanciamento dentro da mesma instituição financeira. Assim, a instituição irá quitar as parcelas pendentes e iniciar um contrato novo, com um novo prazo de pagamento.
Essa renegociação permite com que em pouco tempo, o interessado consiga mais dinheiro e não fique preso em outras parcelas, além de ser possível associar menos juros e ainda reduzir os valores a serem pagos mensalmente.
Mas o que precisa para conseguir fazer essa renovação? Quais são os critérios?
Requisitos para a renegociação do empréstimo consignado
Por fim, para saber o que precisa para renovar o empréstimo consignado e principalmente com quantas parcelas já pagas é possível solicitar essa modalidade, vamos listar os requisitos básicos de solicitação:
Contrato parcialmente pago
Para liberar um novo contrato de empréstimo consignado você deve ter parte do contrato ativo quitado. Em média, é solicitado pelas instituições financeiras que seja quitado entre 15% a 30% de pagamento de parcelas anteriores.
Ainda, quanto mais parcelas pagas, mais margem estará liberada e disponível para uma nova contratação de empréstimo consignado.
Fazer uma boa negociação
Preste atenção nas condições de pagamento oferecidas e busque entender todo o procedimento, lembrando que será quitado a dívida atual e as parcelas e prazo podem ser reformulados.
Assine o novo contrato
Após solicitar e aderir ao refinanciamento do empréstimo, o banco deverá quitar o saldo devedor e celebrar o novo acordo, baseado em tudo que foi negociado e manifestado interesse.
Para concluir esse procedimento, você deve assinar o novo contrato e possibilitar o começo da negociação realizada.
Fique atento às possibilidades do mercado de empréstimo!
Agora que você já sabe como e quando pode renovar o seu empréstimo consignado, não perca tempo e saiba mais sobre as possibilidades do mercado financeiro de crédito.
Redução de juros, ampliação dos prazos para pagamento e melhores condições, é no empréstimo consignado!