Sabemos que atualmente o acesso de basicamente todos os serviços é feito pelo celular. O avanço da tecnologia e o desenvolvimento de sites e aplicativos dos diversos tipos de serviços ofertados permitiu a construção de uma nova era, principalmente financeira.
Isso porque os bancos e demais instituições financeiras não ficaram para trás e buscaram se atualizar, colocando mais tecnologia não apenas nas agências, mas fora delas. Hoje, é possível resolver boa parte dos problemas pelo próprio aplicativo do banco.
Essa possibilidade veio graças ao desenvolvimento do Internet Banking, que nada mais é que o acesso online dos possuidores de contas bancárias no aplicativo do banco em que faz parte. Ali, é possível ter acesso a amplas informações, inclusive benefícios sociais.
Significa que mesmo estando no aplicativo do banco, é possível associar a possibilidade de ter acesso às informações e dados dos seus benefícios, no qual podemos destacar o acesso ao Meu INSS, vinculando as pesquisas.
Assim, vamos te mostrar como usar o internet banking para ter acesso ao Meu INSS e facilitar com que reúna as informações acerca do seu benefício, possibilitando ter um acesso amplo e sem burocracias, além de muito mais fácil.
O que é o Internet Banking?
Antes de entender como associar o acesso do Meu INSS ao Internet Banking, é fundamental saber exatamente o que ele é, para averiguar se está associando seus dados ao local certo e sem correr riscos.
O Internet Banking é a forma virtual do seu banco, ou seja, a presença do banco do qual você faz parte de maneira digital, através de um aplicativo em que a partir dos seus dados bancários e devido acesso, você consegue acompanhar tudo virtualmente.
Assim, é permitido ao usuário realizar transações financeiras pela internet, seja fazendo uma transferência ou até mesmo pagando uma conta. Além das funções comuns, é permitido o acesso aos seus dados, em que podemos encaixar o Meu INSS.
Quem pode fazer o acesso ao Meu INSS pelo Internet Banking?
Como o Internet Banking é o banco de maneira digital, quem possui conta bancária nas diversas instituições financeiras, e efetuar o acesso digital a partir do login e senha cadastrados, podem criar a senha do Meu INSS.
Tudo é bem simples e acontece muito rápido, já que a senha é liberada na mesma hora, ficando disponível, seja pelo site, ou pelo aplicativo do Meu INSS.
Para saber como criar a senha, é importante entender o funcionamento geral, e que ele se ramifica de acordo com as particularidades internas do aplicativo de cada banco, no qual daremos alguns exemplos para que consiga o acesso.
O Meu INSS, para ser associado e integrado às suas informações ao Internet Banking, precisa da criação de senha e só é possível para quem possui conta bancária nos bancos conveniados. Entre os presentes nessa modalidade, temos:
- Caixa Econômica Federal;
- Banco do Brasil;
- Bradesco;
- Santander;
- Itaú;
- Banrisul;
- Banese;
- Sicredi.
Agora, é preciso saber como são realizados os passos dentro dos aplicativos bancários. Com isso, vamos dar alguns exemplos para que seja elucidado o acesso no Meu INSS a partir do Internet Banking do banco que está associado.
Meu INSS pela Caixa
Entre no Internet Banking da Caixa a partir da sua conta e senha criada. A seguir:
- Ao entrar, clique em “Páginas”;
- Após, vá em “Serviço ao Cidadão”;
- Em seguida, clique em “Gerar Código para Serviço INSS”;
- Após a geração do código inicial, crie uma senha definitiva.
Meu INSS pelo Banco do Brasil
Agora, já na página do Meu INSS, entre no internet banking do BB inserindo o número da sua conta e sua senha pessoal. Em seguida:
- Ao entrar, vá em “Serviços”, na aba do Menu;
- Após, busque por “Previdência Social” e “Senha Meu INSS”;
- Crie um código de 7 dígitos, composto de apenas números;
- Após o primeiro acesso no Meu INSS com o código inicial, gere a sua senha definitiva.
Em relação ao internet banking no BB, não é solicitado o preenchimento de nenhum questionário, pois a autenticação e veracidade são atestadas a partir da inserção dos dados bancários da sua conta.
Meu INSS pelo Bradesco
No Bradesco, verifica-se passos muito parecidos com o do BB, com apenas algumas diferenças sutis. Veja:
- Conecte-se ao internet banking do Bradesco informando os dados da sua conta e sua senha;
- Vá em “Outros Serviços” e posteriormente clique em “Documentos”;
- Acesse o ‘INSS – Cadastrar Código Inicial de Acesso ao Portal Meu INSS (NAI)”;
- Da mesma forma, crie um código inicial de 7 dígitos, apenas números;
- Por fim, faça a sua senha definitiva.
Meu INSS pelo Santander
O Santander também apresenta passos bem simples para a conexão do internet banking e o Meu INSS. Confira:
- Acesse sua conta Santander via internet banking;
- Vá na aba de “Outros Produtos”;
- Em seguida, selecione “Demais Serviços”;
- Clique na opção “NAI – Núcleo de Autenticação Interbancária”;
- Crie o código inicial, também 7 dígitos numéricos;
- Conclua os passos solicitados.
Meu INSS pelo Itaú
O Itaú Internet Banking possibilita também a criação de um código:
- Pelo site ou aplicativo do Itaú, acesse o Internet Banking;
- Após, busque a opção “Previdência”;
- No Menu, vá em “INSS”;
- Clique em “Cadastrar senha inicial de acesso ao portal Meu INSS”;
- Crie o seu código inicial de 7 dígitos numéricos.
Esses foram os passos de alguns bancos, comumentemente utilizados, para que tenha um direcionado acerca do acesso. Não deixe de explorar o seu aplicativo para conseguir fazer essa associação e consultar o Meu INSS pelo Internet Banking.
Saiba mais sobre as possibilidades do INSS!
Agora que você já descobriu mais uma novidade relacionada ao INSS, bem tecnológica e atual, não deixe de acompanhar mais conteúdos sobre esse serviço e ficar em dia com as oportunidades oferecidas pelo mercado e proporcionadas pela garantia da previdência social.